sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Clérigo


Em jogos de RPG, o clérigo é uma classe de personagens típica de cenários de fantasia medieval, dentre os quais se destacam os jogos Dungeons & Dragons, mais conhecido como D&D. Uma classe dá habilidades (ou perícias) exclusivas para o personagem de cada classe. No caso, um clérigo age como um agente intermediário, controlando poderes divinos e infernais, dependendo a qual deus o clerigo é devoto, em Dungeons & Dragons existem diversas divindades, algumas boas e outras malignas

Um clérigo tem o poder de expulsar mortos-vivos, da mesma maneira que pode os invocar e os controlar para realizar seus objetivos. Ele também possui o poder de curar ferimentos facilmente apenas com sua fé, da mesma forma que pode causar ferimentos e doenças com o mesmo método. Diferente de um feiticeiro ou um mago, um clérigo tem como fonte de poder, sua fé. Como um clérigo tem como fonte de poder, sua crença e/ou fé, irá se desgastar menos que outros personagens, o tornando o mais perigoso de todos.

Clérigos estão presentes em diversos RPGs, D&D, e Shining Force. Na maioria dos casos, os clérigos aparecem nos jogos como vilões ou milagreiros particulares do herói principal. Em alguns jogos é possível derrotar um personagem diminuindo sua fé, dando a ele algum estado (ou status) negativo, o corrompendo e o destruindo mais facilmente. Ter um clérigo no grupo da uma grande vantagem sobre o inimigo, além de economizar dinheiro comprando itens e/ou poções.

Clerígos na maioria das vezes são o terror das forças malignas, também podem trazer da morte (reviver) outros personagens, da mesma forma que pode os levar à mesma, sem o matar antes. Seu poder basea-se em fé, e portanto, utiliza da magia divina. A arma predileta dos personagens desta classe é a Maça (ou Clava).

Nenhum comentário:

Postar um comentário